Jerry Uelsman: a mente além dos olhos

11

Fotografia não é realidade. É representação, e nem sempre da realidade. Como qualquer outra arte, a fotografia pode ser a representação de uma ideia. Aliás, Vilém Flusser chama a fotografia de “transcodificação de conceitos em cenas”. Assim, libertas da “realidade”, as imagens fotográficas podem trazer uma criatividade enorme.

002

003

E fazem isso desde o início do processo fotográfico.Grandes mestres pioneiros, no Brasil e no exterior, sempre brincaram com a luz, a múltipla exposição e os negativos no laboratório, décadas antes dos softwares de edição de fotos como o Photoshop. Um desses gigantes é Jerry Uelsman, fotógrafo norte-americano em atividade há quase 50 anos. Professor por décadas na Universidade da Flórida, adora trabalhar com muitos negativos para criar suas cenas surreais.

004

005

Para Uelsman, a mente enxerga mais do que os olhos. Em seu quarto escuro, ele mescla imagens, negativos e positivos criados em diversas câmeras e ampliadores para pintar com luz e sombras obras de ficção que não necessariamente precisam estar ancoradas com contextos narrativos ou mesmo coerentes. Pura poesia visual.

006

Mais imagens e informações sobre Jerry Uelsman em http://www.uelsmann.net

 

vai também/see also:  http://www.mediaquatro.com

Deixe um comentário