Pé de Meia capta a alma do futebol de periferia

006

Sem chuteiras importadas, pés descalços e chinelos de dedo no chão batido. Ao invés de grandiosos estádios milionários, o campinho de terra na periferia. Aqui sim o futebol é vivenciado em sua mais pura essência: a paixão nacional na várzea. Em tempo de padrão Fifa de gastos e corrupção, é fundamental lembrar porque o Brasil é, de fato, o País do Futebol.

003

005

O projeto Pé de Meia é um trabalho dos fotojornalistas Tadeu Vilani, Jefferson Botega, Bruno Alencastro e Jorge Aguiar, que há cerca de dois anos decidiram sair a campo e fotografar a realidade do futebol nos cantos esquecidos do Brasil. Um jogo cada vez mais difícil de achar nas metrópoles dominadas pela especulação imobiliária.

 

007

10

As imagens foram registradas em comunidades carentes do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Piauí. “O projeto é uma forma de fazer as pessoas refletirem sobre o futebol e a situação dessas crianças”, diz Vilani. “Até a década de 80, era comum os jogadores saírem das periferias. Hoje são lançados por empresários”, lamenta o fotógrafo. Aproveitando o momento da Copa, o projeto conseguiu espaço no importante Centro Cultural Érico Veríssimo, em Porto Alegre, até o dia 12 de julho. Mais informações em http://www.unicos.cc/foco-no-futebol-de-varzea/#.U5zgEC99AXx

009

11

vai também/see also:  http://www.mediaquatro.com

Deixe um comentário