Virtual Coins/Moedas Virtuais

​O Banco Central do Brasil publicou hoje, 20 de fevereiro, um esclarecimento sobre as “moedas virtuais”, que começa dizendo que não são a mesma coisa que as “moedas eletrônicas”, estas sim regulamentadas no Brasil.

As moedas eletrônicas são recursos armazenados em dispositivo ou sistema eletrônico que permitem ao usuário final efetuar transação de pagamento em reais usando um smartphone, por exemplo. Então, ter moeda eletrônica é a mesma coisa que ter reais, parecida com ter um cheque (com fundos, claro), que também equivale a ter reais.

As moedas virtuais são outra coisa e não são equivalentes a reais. Ou seja, não existe a garantia de que será possível trocar uma certa quantidade de tais moedas – como Bitcoins, Dogecoins, etc. – por qualquer quantidade de reais.

As chamadas moedas virtuais:

– Não são emitidas nem garantidas por uma autoridade monetária – como o Banco Central do Brasil garante o Real, ou o FED americano garante o dólar. Algumas são emitidas e intermediadas por entidades não financeiras e outras não têm sequer uma entidade responsável por sua emissão. Em ambos os casos, as entidades e pessoas que emitem ou fazem a intermediação desses ativos virtuais não são reguladas nem supervisionadas por autoridades monetárias de qualquer país.

– Não têm garantia de conversão para a moeda oficial, tampouco são garantidos por ativo real de qualquer espécie. O valor de conversão de um ativo conhecido como moeda virtual para moedas emitidas por autoridades monetárias depende da credibilidade e da confiança que os agentes de mercado possuam na aceitação da chamada moeda virtual como meio de troca e das expectativas de sua valorização. Não há, portanto, nenhum mecanismo governamental que garanta o valor em moeda oficial dos instrumentos conhecidos como moedas virtuais, ficando todo o risco de sua aceitação nas mãos dos usuários.

Em outras palavras, as moedas virtuais são mais ou menos a mesma coisa que a moeda daquele jogo antigo, Banco Imobiliário (quem já jogou?), ou a moeda do Tio Patinhas (quem já teve?). Nenhum problema, desde que você não resolva comprar essas moedas com Real, ou outra moeda de verdade, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s