As dimensões políticas da justiça

Com 657 páginas e quase 60 artigos, Dimensões políticas da justiça, um recente lançamento da editora Civilização Brasileira, é leitura indispensável para quem quer se aprofundar nos meandros da relação política & Justiça – e da politização da Justiça -, em diferentes momentos e instâncias da História.

Organizado por Leonardo Avritzer, Newton Bignotto, Fernando Filgueiras, Juarez Guimarães e Heloisa Starling, o livro traz como autores e autoras pesquisadores/as de diversas áreas – logo, você não correrá o risco de ler algo como algumas daquelas enfadonhas obras da área do Direito, obrigatórias para quem nela atua. A publicação está dividida em três partes: Parte I – Justiça e teoria política, Parte II – Justiça e política e Parte III – Justiça, direito e política no Brasil. Os textos são concisos e analisam realmente, se não todas, quase todas as dimensões políticas da Justiça.

“Os níveis de solidariedade entre as elites judiciais e as elites políticas parlamentares e governamentais são uma dimensão de análise fundamental para a compreensão mais profunda do exercício do poder, transpassando suas definições institucionais”, alerta Fabiano Engelmann, em seu artigo “Elites judiciárias” (p. 484).

“Mídia e Justiça no Brasil” também é tema “pautado” pelos organizadores. Afinal, como diz Venício Artur de LIma, autor desse artigo, “não se pode ignorar a existência de divergências e, até mesmo, de contradições no interior de cada uma dessas instituições” (p. 559). Lima toma como referência para sua análise decisões da mais alta instância do Poder Judiciário – o Supremo Tribunal Federal (STF) – e “características predominantes nos veículos impressos (jornais e revistas) e eletrônicos (rádio e televisão) dos principais grupos de mídia do país”.

O Centro de Referência do Interesse Público – Crip, ao qual o grupo de autores/as é ligado, publicou a lista dos temas tratados em Dimensões políticas da justiça. Veja aqui.

Anúncios

Uma resposta para “As dimensões políticas da justiça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s