Comunicação (como o cabelo) é tudo nesta vida

Minha irmã, que tem o cabelo crespo, diz que cabelo é tudo na vida. E ela sabe do que está falando, porque sabe quanto de esforço e persistência são necessários para se ter o cabelo diferente daquele que se tem.

Na verdade, qualquer coisa que se tenta aprender ou empreender exige grandes doses de esforço e persistência, ao lado de muita força para aguentar frustrações. Mas isso, só sabe quem tenta.  Quem é bom profissional e vê quão difícil é a vida do trainee, quem é professor e vê o esforço de seus alunos lembra das dificuldades do seu próprio caminho, desde que nasceu, sem dente e sem cabelo, até chegar onde está na vida adulta.

Talvez um belo símbolo do caminho de cada um seja aquele bichinho de pelúcia que ficou completamente estropiado pelos anos – e pelo tipo – de uso e pelo amor dedicado na infância e, depois, pelos anos que ficaram guardados no armário.

Uma girafinha…..

Much Loved - stuffed animal portraits by Mark Nixon

Much Loved – stuffed animal portraits by Mark Nixon

Ou um ursinho…

Much Loved - stuffed animal portraits by Mark Nixon

Much Loved – stuffed animal portraits by Mark Nixon

 

Todo mundo lembra como é. Por isso, uma imagem que comunica muita coisa e é capaz de tocar cada pessoa, de um modo particular, é uma imagem especial.

 

De modo semelhante, mas por razões um tanto inversas, uma imagem originalmente “vazia” pode ser vazia o suficiente para ser preenchida por qualquer um de nós, como a do Anônimo, que é um e é todos ao mesmo tempo. Assim como as múltiplas reivindicações dos movimentos nas ruas das cidades.

 

10697360286_a77a3d3393_b1

Image: “Anonymous Million Mask March on Election day in New York | Knowledge is Power” shared by Michael Tapp in the Boing Boing Flickr Pool.

 

Imagens significativas, fortes e marcantes como estas e boa parte das imagens produzidas pelos meus colegas aqui neste blog, Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá, dificilmente aparecem no mundo das corporações que, contraditoriamente, buscam tornar-se importantes para as pessoas, mas para isso usam imagens sem alma. E nisso, não há ferramenta de comunicação ou marketing que dê jeito; só mesmo, inteligência e coragem.

E você, acha o quê, hein?

Anúncios

Uma resposta para “Comunicação (como o cabelo) é tudo nesta vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s