Rube Goldberg

Reuben Lucius Goldberg ( Rube Goldberg ) nasceu em San Francisco em 4 de julho de 1883 e viveu até 1970. Depois de se formar na Universidade da Califórnia, Berkeley com uma licenciatura em engenharia, Rube foi trabalhar como engenheiro para o Departamento de Águas e Esgotos da cidade de San Francisco.

Depois de seis meses Rube deixou o Departamento de Esgotos para se tornar um office boy do departamento de esportes de um jornal de San Francisco. Lá, ele começou a enviar desenhos e caricaturas para o editor, até ser publicado. Rube mudou-se de San Francisco para Nova York para trabalhar para jornais, desenhando charges diárias, dando início a uma carreira profissional que lhe deu visibilidade nacional, reconhecimento e um Prêmio Pulitzer.

img_19711

Rube é mais conhecido por suas “invenções”,  a ponto de tornar-se verbete em dicionários, como o Webster. Um legítimo “Rube Goldberg” pode ser descrito como “um elaborado conjunto de braços, rodas , engrenagens, cabos , copos e varas , posto em movimento por bolas , gaiolas de canário , botas , baldes , banheiras, pás e animais vivos, combinados para realizar uma tarefa simples de um modo extremamente complicado”.

img_1970

Em suas charges, Rube apresentou soluções mirabolantes e hilárias para muitas “problemas insuperáveis”, como tirar o algodão do vidro de aspirinas, e invenções utilíssimas, como um guardanapo automático e um despertador.

rubegoldberg_photo_gal_4153_photo_1570093167_lr

A promessa e as armadilhas da tecnologia fazem as invenções de Rube Goldberg ainda mais engraçadas hoje do que quando foram por ele criadas .

Rube não construiu as máquinas que ele desenhou , mas seus desenhos são inspiração, porque combinam inovação, humor e pensamento não convencional.

O vídeo abaixo, por exemplo, é um comercial feito pela Honda em 2009, para o Honda Accord. É um vídeo de dois minutos que mostra as partes do Honda Accord interagindo umas com as outras, em combinação similar a uma “máquina” de Rube Goldberg. Bem legal.

 

Leituras relacionadas:

Anúncios

2 Respostas para “Rube Goldberg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s