Música: para quem vai o dinheiro?

No último 26 de agosto, a jornalista Natalie Donovan, da BBC, publicou um artigo – If CDs cost £8 where does the money go? – detalhando para quem vão as oito libras pagas por um CD no Reino Unido: 30% para o selo; 17% para o varejista; 17% para o governo (VAT); 13% para o artista; 9% para o fabricante da mídia; 8% para os distribuidores; e 6% para o administrador de direitos autorais.

Os percentuais são médios, podem variar bastante dependendo dos acordos comerciais entre selos (gravadoras) e artistas e referem-se a uma parte (70% no Reino Unido) de um mercado em decadência – o de álbuns -, frente à completa dominância do mercado digital de “singles“, avisa a autora.

Donovan cita representantes de selos que contestam as estimativas apresentadas e mostram uma visão de que as gravadoras na verdade são remuneradas pelo (elevado) risco que assumem e pela (alta) especialização em marketing exigida das empresas. O contraponto é feito com a citação de Tim Clark, sócio fundador da ie:music, uma empresa que representa artistas, saudando o crescimento de acordos alternativos no mundo da música, que chegam a oferecer participações em receitas de vendas na base de 50% para o/a artista.

No site da ie:music, Clark e seu sócio apresentam a filosofia do seu negócio: usar a tecnologia digital para facilitar a comunicação artista-fã, como forma de encorajar a transparência e tornar tudo, da compra de ingressos ao download, mais efetivo e mais eficiente. Segundo os sócios da ie:music, artista e fã são as duas partes importantes da indústria da música e todo o resto é apenas para “dar aderência”.

A ie:music propõe uma abordagem diferente e interessante. A redefinição de papéis e a redistribuição de receitas parece inevitável depois de todas as mudanças ocorridas e em curso na indústria da música. Mas o que dará certo, nesse mar de incertezas, ainda não é tão visível.

 

_69498990_cost_album_v3 (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s