WinCO: a WalMart “do bem”?

Em um post publicado recentemente, , do blog Boing Boing, escreve sobre matéria do Time – Meet the Low-Key, Low-Cost Grocery Chain Being Called ‘Walmart’s Worst Nightmare’ [Brad Tuttle/Time] – em torno da WinCo, uma cadeia de lojas de propriedade dos trabalhadores que consistentemente  oferece produtos a preços mais baixos que o WalMart, e ainda paga um salário digno para seus funcionários. O segredo parece ser uma seleção menor de mercadorias, adquiridas diretamente das fábricas, mas, comenta o articulista, “certamente o fato de que eles não estão extraindo bilhões em lucros família fóruns de plutocratas vorazes também ajuda a manter os preços baixos”.

De fato, a combinação de vários fatores ajuda a Winco a competir com o Walmart no preço, mas o que mais chama a atenção é que a Winco possa assustar o maior varejista do mundo tratando bem os seus funcionários, em nítido contraste com o Walmart, que regularmente é objeto de críticas por práticas como a falta de pessoal lojas para manter os custos baixos e a contratação de toneladas de trabalhadores temporários como um meio de evitar o pagamento de benefícios dos trabalhadores diretos.

A Winco tem uma reputação de agir corretamente com seus funcionários e ser competitivo. Será a Winco a prova de viabilidade de um modelo de negócios mais justo e socialmente correto do que o modelo “clássico” do Walmart?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s