Pirataria: melhor que um Emmy?

Caitlin Dewey publicou em 9 de agosto último, no Washington Post, um artigo – ‘Game of Thrones’ exec says piracy is ‘better than an Emmy.’ He has a point – sobre a declaração recente de Jeff Bewkes — o CEO da Time Warner, proprietária da HBO, de que no mundo de hoje, ser o show mais pirateado do mundo é melhor do que ganhar um Emmy.

Bewkes refere-se ao show Game of Thrones, transmitido pela HBO e tido como o mais pirateado no mundo. Jeff Bewkes credita a gigantesca audiência do programa ao duradouro “buxixo” sobre a série na internet.

Dewey apresenta dados interessantes, para admitir que, de um ponto de vista dos negócios, o executivo da Time Warner pode estar correto. Segundo seu artigo, análises do Wall Street Journal verificaram que em torno de 11 milhões de assinantes da HBO assistem ao “Game of Thrones” legalmente e entre 3,7 e 4,2 milhões de fãs pirateiam o programa online, o que é uma relação interessante. O artigo também menciona evidências de que a pirataria tem contribuído para a firme venda de DVDs da série: o DVD da primeira temporada de “Game of Thrones” foi o mais vendido de 2012.

A autora menciona que os números “complicam” o entendimento tradicional sobre a pirataria, que iguala downloads ilegais a roubo e declara que os Estados Unidos perdem bilhões em direitos autorais a cada ano. E conclui que a realidade é mais cheia de sutilezas, já que existem várias indicações de que, por exemplo, a HBO não perde necessariamente negócios com a pirataria, muito provavelmente feita por quem nunca assinaria a HBO, de qualquer modo.

got-blog-peter-dinklage-inset-310

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s