João Silva, o fotógrafo Bang Bang

006

Sadr City – Iraque

A fotografia de guerra é um campo de trabalho normalmente solitário. É complicado para um correspondente manter vínculos e relacionamentos estáveis viajando constantemente para países longínquos e arriscando a vida por imagens de dor e desespero. Por outro lado, em momentos específicos da história, grandes profissionais podem estar cobrindo uma mesma situação extrema, especialmente se ela acontecer em seu próprio país. Foi assim que nasceu o mais célebre dos grupos de fotojornalistas recentes: o Clube do Bang Bang. Nessa e nas próximas semanas, mostraremos algumas fotos de seus quatro membros: Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek e João Silva.

005

Kirmashiya – Iraque

Para começar, escolhemos o único a seguir trabalhando na cobertura de conflitos internacionais. Nascido em Lisboa e indo depois para Moçambique e finalmente África do Sul, João Silva é a própria definição de sobrevivente apaixonado pelo que faz. Como os demais, ele também vivia em Joanesburgo e iniciava sua carreira no jornalismo quando começou a cair o regime do Apartheid. Dois de seus companheiros, Carter e Oosterbroek, morreram ainda na metade dos anos 1990. Marinovich, ferido diversas vezes, largou os campos de batalha (pelo menos os internacionais).

001

Najaf – Iraque

Mas Silva decidiu sair da África para acompanhar as guerras mundo afora. Em 2010, teve as duas pernas amputadas após a explosão de uma mina antipessoal no Afeganistão. Ele levou quase um ano para se adaptar às próteses e andar novamente. E mais um ano para voltar a fotografar profissionalmente para o The New York Times. Em janeiro, ele e Marinovich cobriram os conflitos, com diversas mortes e centenas de prisões, no distrito de Zamdela, próximo a Sasolburg, na África do Sul.

002
Blantyre-Malawi
007

Nineveh – Iraque

Anúncios

2 Respostas para “João Silva, o fotógrafo Bang Bang

  1. Pingback: Greg Marinovich, nascido para o que é! | Brasil+40·

  2. Pingback: Ken Oosterbroek – Guru e mártir do Bang Bang Club | Brasil+40·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s