Dolls Series: Sonhos de criança?

capa

Ao longo da história, as bonecas acompanham o desenvolvimento do homem e de suas civilizações. Algumas das mais antigas foram encontradas no Egito, feitas de madeira ou de terracota, uma argila modelada e cozida no forno. Elas eram chamadas ushtbs, mediam entre 10 e 23 centímetros e costumavam ser colocadas nos túmulos dos faraós.

DSC_0079

Na Grécia antiga, as bonecas tinham outras funções. As jovens costumavam oferecê-las às divindades na época de seu casamento (como Afrodite, deusa da beleza e do amor) na esperança de ter muitos filhos. É possível que o hábito de brincar de boneca tenha derivado dessas primeiras figuras religiosas, relacionadas à fertilidade feminina.

DSC_0087

Entre os romanos, era tradição celebrar em dezembro, junto com as homenagens ao deus Saturno (símbolo do tempo), festas particulares em que bonecas eram dadas de presente. Em maio, quando o deus Lares (que protegia as casas) era festejado, erguiam-se altares com essas imagens.

DSC_0080

O gosto pelas bonecas por parte das crianças na atualidade pode ser considerado herança desse saber, que não se perdeu durante o processo histórico e que chegou até os dias de hoje com sua devida força. Feitas de pano, madeira ou mesmo plástico, as bonecas tem estimulado a imaginação de milhões de crianças em todo o mundo, representando tanto o cuidado materno (com bonecas bebês), como o consumismo das Barbies de corpos impossíveis.

DSC_0088

Já há alguns anos seus olhos de vidro, cabelos falsos e suas formas quase humanas têm me fascinado. Tenho fotografado bonecas antigas em antiquários na Europa, Barbies chinesas falsificadas semi-derretidas e outras figuras em situações que simulam violência contra a mulher. Algumas dessas imagens podem ser vistas em meu site (Mediaquatro). No último final de semana, visitei uma grande exposição de brinquedos em São Paulo e separei alguma coisa. Espero que gostem, os meninos e as meninas.

DSC_0150

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s