Paradoxo e contradição: a aventura da modernidade

O escritor Marshall Berman em Brasília. 1987 (Foto: Folhapress)

Fonte: Moreira Mariz/Folhapress, publicada por Luiz Schwarcz no blog da Cia. Das Letras em 2011.

Nascido em Nova Iorque (EUA) na década de 1940, Marshall Berman testemunhou a degradação do espaço urbano onde viveu a sua infância – no conhecido Bronx – e protestou com veemência, em maio de 1968, contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Esses fatos instigaram o futuro professor de Teoria Política e Urbanismo, e “marxista humanista”,  a se tornar um estudioso inquieto da modernidade.

Anos depois, sua obra Tudo que é sólido se desmancha no ar, escrita em 1982 e cujo título original tem como complemento na capa “a aventura da modernidade” (Companhia das Letras), trouxe um olhar singular a esse período histórico, e faz adeptos até hoje.  A começar pelo título extraído do “Manifesto Comunista, de Marx e Engels” , o autor concentra-se no que denomina de “dialética da modernização e do modernismo”, com base no conceito de que “ser moderno é viver uma vida de paradoxo e contradição”.

Marshall Berman

Ao dividir a História em três fases: das Grandes Navegações à Revolução Francesa, desta à Segunda Revolução Industrial e a terceira fase centrada no século XX, Berman constrói um vasto painel histórico e cultural do Ocidente, alicerçado na crítica literária e no pensamento sociológico.

Goethe, Marx, Baudelaire e Dostoiévsky se entrelaçam na antecipação do que se entende por modernismo, antes que se convertesse em “escola”, e fundamentam a crítica do autor à compulsão repetitiva, limitante e sectária do pós-modernismo recente. Ora, nada é sólido, e tudo se desmancha no ar…

Marshall Berman. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo, Companhia de Bolso, 2007.

(por Denise Gomide, revista Fórum, edição 113/agosto 2012)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s